Fui atrás de informações sobre a Horizon 150 que adquiri este ano e descobri que na inglaterra ela é vendida com o nome de Michigam, lider em vendas no segmento custom baixa cilidrada pelo preço de
€1.900,00 (em média R$ 7.400,00) e que a empresa que monta estas motos é associada a HD.
Não é mera coinscidência o desenho ser praticamente igual ao da HD 883.
Então vamos ao que descobrí sobre a Horizon 150, após o texto as fotos para um melhor entendimento do que estou falando.
Quando a Kansas 250 foi produzida no Brasil, a Dafra comprou os direitos do projeto da velha Yamaha Virago 250, ou seja nada é feito de graça ou por acaso, um outro exemplo disso é a Shark 250 JH a sigla significa Jialing Honda ou seja uma parceria entre elas, também temos a Haojue que tem parceria com a Suzuki e lançou recentemente a chopper Road 150 (a nova Intruder) a velha intruder (excelente motocicleta) também era produzida pela Haojue.
Muitos irão perguntar se queremos tanto a tecnologia das grandes montadoras porque comprar as motocicletas "genéricas"?
É bem simples, uma HD encontramos hoje no mercado valendo na média R$ 36.000,00, o que é um preço muito salgado para uma motocicleta tendo em visto nossa realidade econômica, uma Honda Titan 150 ano 2017 custa em média R$ 11.500,00 e vem "pelada" além do design ser horrivel (na minha opinião).
Então para concluir, no dia em que a Honda me entregar uma moto de baixa cilindrada, com design e estilo custom pelo preço de R$ 9.750.00 (já licenciada) com certeza eu deixaria de comprar a Horizon e ficaria com ela, mas isso está muito longe de acontecer, por enquanto vamos nos iludindo procurando um parentesco mesmo que distante com as mais conceituadas.
Abaixo as fotos e informações sobre a parceria da HD com a Lexmoto Michigam.
Tirem suas próprias conclusões.
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Horizon 150 |
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HD 883 |
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Michigam 125
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Logo abaixo o anuncio com as caracteristicas da moto (Michigam) e o motivo porque a HD não processou o fabricante pelo desenho e grafismo do tanque identico, a seguir o texto traduzido do inglês pelo google tradutor e o texto original.
LEXMOTO MICHIGAN VISÃO GERAL
Experimente a liberdade da estrada aberta com a Lexmoto Michigan. Oferecendo qualidade de compilação superior de um fabricante associado à Harley Davidson, a Michigan oferece um pacote fantástico para o mercado. Com estilo e uma posição de assento relaxada, a Michigan oferece uma ótima mistura de design atraente e ergonomia. Com os retoques finais, como Footboards e LED, o acabamento premium. A moto é alimentada por um motor de 4 tempos de 1 cilindro com eixo de equilíbrio para a melhor combinação de conforto e desempenho, garantindo simultaneamente a máxima confiabilidade. A nova versão EFI foi aprimorada para oferecer injeção de combustível para garantir que a Michigan permaneça líder no mercado. Confira o Michigan para ver como é bom o motociclismo!
Parte
inferior do formulárioLEXMOTO MICHIGAN 125 EFI OVERVIEW
Experience the
freedom of the open road with the Lexmoto Michigan. Offering superior
build quality from a manufacturer associated with Harley Davidson the Michigan
provides a fantastic package for the learner legal market. With sportster
style looks and a relaxed seating position the Michigan provides a great
mixture of attractive design and ergonomics. With finishing touches such
as Footboards and LED indicators the premium finish is immediately clear. The
motorcycle is powered by a 4 stroke single cylinder engine with balance shaft
for the optimum mix of comfort and performance whilst ensuring maximum
reliability. The New EFI version has been enhanced to offer fuel injection
and Combined braking to ensure that the Michigan remains the leading cruiser on
the market. Check out the Michigan to see how good motorcycling can be!
Bom mas não é só isso, a coisa não para por aí, em uma outra pesquisa encontrei num blog muito interessante chamado "Tartaruga Motos" nos anos 70 HD já esteve no Brasil.
Logo abaixo a matéria do "Tartaruga Motos".
Motovi 125 SS - AMF Harley Davidson
Em 1976 só existiam duas opções de motos 125 montadas aqui mesmo no Brasil,
a Honda CG 125 e a Motovi 125 que era uma moto bonita e com um porte que
aparentava ser de maior cilindrada caindo para o estilo Trail.
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Clique para Ampliar |
Na realidade a Motovi 125 era um produto Harley Davidson (fase em que a marca
pertencia ao grupo AMF) e essas 125cc eram fabricadas na Itália com projetos
baseados em motos da Aermachi Motos e montadas em Manaus com todos
os incentivos fiscais oferecidos pelo governo brasileiro, lá elas recebiam uma
placa de identificação e os adesivos com a nova marca "Motovi"
"Produzida na Zona Franca de Manaus"
Retirando-se o adesivo do tanque aparecia a marca AMF Harley Davidson que fica
escondido na versão de loja, seu painel marcava em milhas e o sistema
elétrico era problemático apresentando alguns defeitos recorrentes.
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Clique para Ampliar |
O motor de um cilíndro do tipo dois tempos e 123cc gerava 14 cv a 8.000 rpm,
o quadro era reforçado de aço tubular com berço duplo pois o mesmo
projeto recebia motores de 125, 150 ou 175cc para o mercado Americano.
O câmbio de 5 marchas funcionava de forma positiva tendo bom
escalonamento de marchas conseguindo fazer até 36 km/litro
(naquela época usava-se nas motos gasolina azul, melhor e mais cara).
Não se pode dizer que era uma moto de acabamento primoroso, apresentava
defeitos que hoje já não encontramos em linhas de montagem modernas.
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Clique para Ampliar-Revista Quatro Rodas |
A Motovi alcançava a velocidade máxima de 112 km/h e era considerada uma moto
confortável com boa suspensão e enfrentava bem as curvas apesar da sua altura,
existia também o modelo SX125 com pequenas diferenças como o escapamento
alto e suspensão recalibrada, pode-se dizer que ela antecipou uma tendência
que segue até hoje dominando nosso mercado que seriam as motos mais altas
com estilo todo terreno ou de uso misto.
A Motovi 125 SS e a CG 125 disputaram o mercado das nacionalizadas até que a
Yamaha, que já fabricava no Brasil sua cinquentinha em meados de 1977 lançou
com uma produção muito limitada de 200 unidades por mês a Yamaha RS 125
uma 125 dois tempos que tinha acabamento mais fino e mecânica mais moderna
que a Motovi.

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| Características Técnicas: * Motor: Monicilíndrico a 2 tempos, refrigerado à ar, com 14 CV/SAE cilindro: ferro fundido com camisa de aço. Cilindrada: 123,15 cc Taxa de compressão: 10,8 : 1. Carburador: Simples de 27mm, sistema automático de lubrificação no carburador. Ignição: Sistema com magneto e platinado, partida no pedal. * Freios a tambor (Dianteiro e Traseiro). * Sistema elétrico – Magneto – 12 Volts. * Dimensões e pesos: * Comprimento total: 220 cm Largura total: 63,0cm Altura Banco-Solo : 77,4 cm Distância entre eixos: 1.371cm Vão livre mínimo: 18,2 cm Peso: 117 kg. * Pneus Dianteiro: 3,00 X 19 Traseiro: 3,50s X 18 * Suspensão Dianteira: Garfo telescópico Ceriani , molas helicoidais. Traseira: Braço oscilante e amortecedores hidráulicos com 3 regulagens. Consumo – Entre 30 e 36 Km/litro Velocidade Máxima – 112 Km/hora |
Elson td bem? Vc saberia de alguém que tenha essas motos Motovi, 125, 175 e 250?
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