Um dia desses eu estava andando de motocicleta na vizinha cidade de Barra do Ribeiro e fui abordado por um motociclista chamado Marcio Rutkoski, me chamou pelo nome e no momento em que o vi tive certeza que ainda não o conhecia, ainda, encostamos as motos e ele falou-me que acompanhava este blogue.
Disse que tinha muita coisa sobre motos em seu Facebook, no outro dia fui procurar e achei um vasto arquivo fotográfico relacionado ao motociclismo.
Legal Marcio, muito bom conhecer alguém que compartilha de sonhos iguais aos nossos e anda pelas estradas conhecendo lugares e pessoas.
As fotos abaixo são do acervo do Marcio Rutkoski.
Yamaha 2 tempos (não sei o modelo)
O Marcio com o Sr. Alberto Rech, uma sumidade em conhecimento sobre motocicletas
A maravilhosa Savage do Lamaison
... acho que esta é uma Indian Chief 1946 (não tenho certeza)
Faz pouco que comprei a Mirage 250 ano 2010, uma das poucas inteiras que eu achei, apesar da moto estar em boas condições fiz uma revisão na Rodrigo Motos em Guaíba.
Esse mecânico é um especialista na linha Kasinski, foi funcionário da assistência técnica dessa marca por um bom tempo.
As melhorias que fiz na moto foram as seguintes, primeiro as velas de iridium, troca da caixa de direção, regulagem da injeção eletrônica, troca do pneu dianteiro, troca da relação (pus uma com retentor), troca de óleo e filtro, troca do filtro de ar, coloquei mata cachorro com pedaleiras da V2 Custom, mandei revestir os bancos, coloquei retrovisores redondos cromados convexos e por final meti a serra na bolha (para brisa) e deixei ao meu gosto.
A moto está com a parte mecânica e estética em dia, agora é só arrumar tempo para pegar a estrada.
Digo assim porque esta moto tem o DNA estradeiro, com um comportamento ótimo na estrada e bem ruim para a cidade, pois como todas as custons ela é dura, a suspensão deixa a desejar, mas em compensação é maravilhosa no asfalto.
Também retirei o encosto do garupa.
Abaixo as fotos da moto com as mudanças que fiz.
Assim era quando comprei bolha grande e sem mata cachorro
Na manhã de Domingo dia 28/07/2019 recebemos uma triste notícia, havia falecido em consequência de um grave acidente o amigo Éder, Pilotava sua moto na BR 116 quando o condutor de um automóvel invadiu a pista numa ultrapassagem inconsequente.
Toda uma vida pela frente, um grande profissional, sempre cordial e honesto com seus clientes, um jovem trabalhador que vinha conquistando seu espaço no ramo moto mecânico.
De repente parei para pensar o quanto somos vulneráveis montados nestas máquinas, quanto elas nos atraem e trazem uma sensação de liberdade maravilhosa ao mesmo tempo em que ficamos expostos ao perigo iminente.
Resta refletir sobre tudo isso, tenho convicção que educação para o trânsito deveria ser matéria escolar, vivemos num mundo onde tudo acontece muito rápido e precisamos de mobilidade no dia a dia, então isso precisa ser aculturado e levado mais a sério por parte das autoridades.
Mesmo assim não estaremos livres dos inconsequentes, mas com certeza muitas vidas seriam poupadas.
Ao amigo que se foi, oramos pela paz da sua alma, aos familiares deixo o meu silêncio, pois as palavras de consolo não podem consolar... Resta o vazio, que o tempo transforma em cicatriz... E a vida que segue despedaçada para juntarmos os pedaços e seguir em frente remendando o que sobrou e assim termos coragem de viver mais um dia por vez.
Depois de muito garimpar tentando encontrar uma Kasinski Miragem 250 inteira e bem cuidada, finalmente encontrei uma em Campo Bom RS.
Já tive uma moto destas na versão carburada, diga-se de passagem que é uma excelente moto, procurei bastante até achar uma que estivesse bem cuidada e esta semana fui até o município de Campo Bom para busca-la.
Abaixo as fotos falam por si.
Esta semana consegui concluir um pequeno espaço para acomodar
melhor as motocicletas, minha garagem ficava integrada a marcenaria e isso me
fazia perder um espaço nobre para acomodar materiais de trabalho.
Agora temos um local adequado
e mais acessível para guardar as "máquinas", e isso nos permite uma melhor organização.
Mas falando em motos, também concluí algumas
modificações na Chopper Road, instalei o comando avançado Dalavas, eu já havia
modificado o banco e colocado o guidão mais alto e também a bolha.
Para encurtar o assunto as foto
abaixo falam por si.
Primeiras modificações da Chopper Road Bolha e Guidão
Na Terça
Feira dia 18/12/2018 Saímos Eu, Norberto, Roberto e The Krentz, nosso destino
seriam vários pelo RS, o primeiro pouso foi em Erval Grande, mas ante disso vou
citas alguns lugares e situações que aconteceram antes de chegar ao final do
Primeiro dia.
Era um dia
de manhã amena clima agradávelem Guaíba,
mas conforme fomos subindo a serra o frio foi apertando (em pleno Verão) logo
após ficou muito quente.
Por volta do
meio dia chegamos ao Rio Das Antas, perto de Veranópolis.
Pelas
viagens que temos feito já vimos diversos animais das faunas locais por onde
passamos,
No Taim
foram aves e capivaras, em Jaguarí sapos gigantes, e por aí vai, cobras, lagartos,
pássaros etc... mas o que chamou atenção nas margens do Rio Das Antas foram as
Aranhas, elas eram enormes, vimos duas bem grandinhas.
Bom mas
seguindo o roteiro almoçamos no local, num restaurante de fundos para o rio e
com uma vista belíssima.
Seguimos debaixo
de muita água durante parte da tarde, no caminho alguns percalços, um caminhão
carregado de suínos que capotou numa ribanceira, um galho enorme de árvore que
caiu na estrada, mas chegamos a Erval Grande com tempo apenas ameaçando chuva e
quase anoitecendo.
Em 1919 chegaram os primeiros habitantes. Abriram
picadas a facão até chegarem ao Porto Goio-En, onde existia uma
barca a remo, pertencente ao sr. Antonio Bernâncio e filhos.
Em 1923
os maragatos tomaram uma serraria existente no sopé da serra que serviu de
repouso aquele grupo revolucionário, e ali combateram as tropas governamentais.
Em 1926
foi construída a primeira casa, pertencente à família de Fermino Gomercindo
Grando, onde se originou a vila, que logo em seguida passou a condição de
distrito de Erechim.
Em 1931
foi aberta a primeira estrada para carroça, que após algumas melhorias
possibilitou a chegada do primeiro automóvel (Ford 24) e do primeiro caminhão
(Chevrolet 1931), ambos da família Grando.
No ano de
1958 iniciou-se a luta pela emancipação. A comissão era liderada por Francisco
José Zaffari, padre Laurentino Tagliari, Amaury Darcy Bisognin, Domingos
Arnaldo Pazzini e Hilário Fernandes Oltramari.
A
emancipação deu-se no ano seguinte, através da lei estadual nº 3.715, em 16 de fevereiro. O município foi oficialmente instalado em 7 de junho de
1959.
No
Outro dia conhecemos a barragem de Goio- Ên, logo após seguimos para Chapecó no
Estado vizinho de Santa Catarina, estivemos no estádio Arena Condá sede do
Chapecoense e dalí fomos para o RS novamente, almoçamos em Iraí num restaurante
às margens do rio Uruguai onde comemos um peixe chamado Tambaquí, assado e delicioso.
Em seguida seguimos em direção a Panambi com chuva para variar, chegamos lá ao
final da tarde e ficamos no Hotel Bryam, onde já estivemos em outra ocasião eu
e o Roberto.
Na
Manhã seguinte fomos até o museu militar para uma visita e após pegamos rumo em
direção a Porto Alegre, até a metade do dia com sol mas o restante do trajeto
com muita chuva novamente.
Percorremos cerca de 1.300
kms nas motocicletas e graças a Deus chegamos em casa são e salvos.
OBs: Nesta viagem tive a oportunidade de testar a Chopper Road 150 que comprei há alguns meses, a moto é ótima aguentou bem o tranco e não deixou absolutamente nada a desejar, com certeza dentro da categoria mini custom é uma das melhores 150cc vendidas hoje no Brasil.
Ponte sobre o Rio Das Antas
Amizade à primeira vista
Tá pensando que é fácil?
Pequenos insetos
Nunca...
Faça isso em casa...
Faça às margens do Rio Das Antas
Os de sempre
Ferrovia e pequena hidrelétrica
Restaurante giratório
Barragem do Goio-En
Pesquisei muito e não descobri de quem se trata este monumento
Mirante
Arena Condá...
...Campo do Chapecoense
Bela vista para o lendário Rio Uruguai
Natureza maravilhosa
Fugindo do temporal
Museu Militar
Preservar é manter a história viva
Reunião no avião presidencial para definir rota da missão
Após alguns meses rodando na Chopper Road, ontem fiz a revisão dos 3.000 kms, e tenho a dizer que a moto com certeza é o melhor custo benefício hoje no Brasil.
É uma Intruder com 25 cilindradas a mais e com desempenho muito superior, tem um bom torque, é confortável, econômica, os freios combinados são ótimos, a moto tem um bom acabamento, anda muito bem para as minhas necessidades e é muito confiável, ela inspira confiança como a sua antecessora a Suzuki Intruder.
Até agora nada a reclamar.
Apesar de ter outra moto (uma Horizon 150) eu tenho usado a Chopper Road diariamente pois ela é mais ágil e econômica para o uso diário.
Portanto estou feliz com a aquisição, comprei ela zero km, por ser uma moto recém lançada confesso que tive um pouco de medo de efetivar esta compra, mas eu já havia pesquisado bastante e isso ajuda muito na hora de tomar uma decisão.