Vale Do Taquari
Num belo domingo de final de outono pegamos a estrada rumo a
Muçum, fomos eu (Élson) Eliezer,
Norberto e Roberto, os guris com suas motos que topam qualquer parada, o Eliézer na XRE 300, O Roberto na Saara, o Norberto na Bros
e eu na Shark estradeira, ótima no asfalto, mas esta não foi feita para
estradas de chão.
A paisagem do caminho é linda, chegamos a Muçum onde eu
tinha um compromisso profissional, depois disso almoçamos na praça central, um
farto e saboroso à la minuta.
No inicio da tarde resolvemos conhecer o viaduto 13, Viaduto 13 é a denominação dada a um
viaduto ferroviário existente na Ferrovia do Trigo, no trecho entre os
municípios
de Vespasiano Correa e Muçum.
A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma seqüência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes".
Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 70, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial.
143 metros, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, e é tido como o maior viaduto ferroviário da América Latina e o segundo mais alto do mundo,
atrás apenas do Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de198 metros de altura.
Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas a21 metros abaixo do nível
do solo. Cada pilar é formado por quatro paredes de 80 centímetros de
espessura média.
de Vespasiano Correa e Muçum.
A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma seqüência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes".
Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 70, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial.
143 metros, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, e é tido como o maior viaduto ferroviário da América Latina e o segundo mais alto do mundo,
atrás apenas do Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de
Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas a
Para não esticar muito o texto logo a seguir as fotos da viagem.
Parada para manutenção
Bela Igreja em Muçum
Princesa das ponte
Estacionamento coberto na praça
O gigante do RS
Os três mosqueteiros e seus cavalos de aço
O povoado
Túnel do trem
Prédio antigo em Muçum
Paisagem européia nos Pampas
Sem comentários:
Enviar um comentário